Encontre seu curso

;

Publicações

Gestão em SST -

Visão Geral da ISO 45001

24/08/2020

A Norma ISO 45.001:2018 é uma Norma que estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO), internacional e certificável. Antes de 2018, a Norma de Sistema de Gestão de SSO internacionalmente utilizada era a OHSAS 18.001, que aos poucos vem sendo substituída por muitas organizações pela ISO 45.001, que segue as diretrizes do sistema ISO e que facilitam a integração com sistemas de gestão de qualidade (ISO 9.001) e Meio Ambiente (ISO 14.001), na implementação de sistemas de gestão integrada.

A questão da segurança é de fundamental importância para uma organização, tanto pelas questões legais a serem atendidas, como pelo alto custo financeiro e de imagem relacionados com acidentes e doenças ocupacionais. Neste ponto uma gestão de SSO bem feita é fundamental para que a organização consiga gerenciar os aspectos de SSO de forma eficaz e eficiente, controlando inclusive os custos desta gestão. Ao longo de muitos anos a Engenharia de segurança e os respectivos profissionais fizeram esta gestão de forma empírica e sem uma metodologia definida. Esta falta de gestão adequada contribuiu para péssimos resultados de segurança ao longo de décadas.

Neste contexto de falta de um sistema de gestão de SSO, as empresas e principalmente a alta direção das empresas se sentiam muito inseguros com os riscos de SSO e principalmente com dificuldade de decidir onde investir para melhoria de desempenho. Este, talvez seja, o maior ganho de um sistema de gestão de SSO: a certeza de que todos os perigos, riscos e situações que podem causar acidentes e/ou doenças foram identificados e avaliados, sendo posteriormente classificados em ordem de prioridade. Esta informação é essencial para uma gestão de SSO. Para os profissionais de segurança está informação sempre foi requisitada pelos gerentes e diretores e com os sistemas de gestão é possível disponibiliza-las.

Outro fato relevante a ser considerado neste contexto são as NR´s, que ao longo dos últimos anos vem priorizando o atendimento e informações relacionados com o sistema de gestão. Isto ficou primeiramente evidente com a NR 10 (Eletricidade) e a partir daí foi utilizada em todas as revisões das NR, sendo que na NR 01 de 2020, a gestão de riscos tornou-se obrigatória para todos os perigos.  Atualmente ficou muito difícil e dispendioso atender as NR´s, sem um sistema de gestão implementado, pois muitas Normas exigem diversos requisitos e ferramentas presentes no sistema de gestão baseado na ISO 45.001:2018. Mesmo que uma empresa não opte por certificação, ou mesmo por utilizar todos os requisitos de um sistema de gestão, muitos dos itens da Norma podem ser utilizados como ferramentas atuais de gestão, com resultados comprovados na sua implementação.

Entendemos que o futuro da Engenharia de Segurança passa pelos sistemas de Gestão em SSO e temos certeza que a ISO 45.001:2018 é o que há de mais moderno, eficiente e eficaz neste sentido. 


Autor:

Daniel Côrtes 

Professor credenciado da Escola SESI de Gestão em SST | Engenheiro Químico pela Universidade Federal da Bahia | Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho | Auditor Líder em Sistema de Gestão.


Referências

NBR ISO 45.001:2018 – Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.

NBR ISO 9.000:2015 – Sistema de Gestão Qualidade Fundamentos e Vocabulário

Outras publicações

;