Encontre seu curso
Publicações
Desafios no retorno ao trabalho em tempos de pandemia (COVID 19)
O momento atual é de incertezas. A avalanche de informações sobre a pandemia do COVID-19 tem impactado a vida de indivíduos e as diversas esferas da sociedade, como o trabalho. Nesse ambiente, algumas mudanças se fizeram necessárias para manter a atividade produtiva e reduzir o risco de contaminação. Este artigo visa expor alguns dos desafios vivenciados pelas empresas e pelos trabalhadores nesse novo cenário.
Um dos desafios vividos pelas equipes de RH, saúde, supervisores e trabalhadores é seguir novas diretrizes[1] que abrangem desde a higienização do ambiente até a gestão dos afastados, incluindo o manejo de alguns casos. Neste contexto, a saúde do trabalhador se torna ainda mais importante e deve ser acompanhada, esteja ele na empresa, em home office ou em quarentena.
Na perspectiva dos trabalhadores, estas mudanças têm provocado ansiedade e preocupação com o futuro. Os principais desafios enfrentados estão relacionados a questões como, a potencial ameaça de infecção viral e o medo, algumas vezes excessivo, de se contaminar e contaminar os familiares, principalmente os que estão em grupo de risco. Essa preocupação tem efeito significativo no bem-estar, sono e saúde mental, com possíveis aumentos no presenteísmo e nas ausências ao trabalho (Shaw et al, 2020). Outros desafios estão relacionados a dificuldade de flexibilizar e modificar o trabalho seja para o estabelecimento do home office, seja para retornar a atividade presencial em momentos de pandemia ainda vigentes.
Já, para os trabalhadores que apresentaram sintomas da COVID-19 e retornaram após um período de quarentena, os desafios estão relacionados a sinais e sintomas que podem permanecer por tempo indeterminado, tais como, fadiga e dificuldade de concentração, com repercussão no desempenho. A possibilidade de uma reinfecção e segunda onda de novos casos, já divulgada pela mídia, pode trazer prejuízos comportamentais e emocionais, além de alterar as relações sociais, incluindo as interações com colegas.
Muitos trabalhadores podem estar enfrentando dificuldades no deslocamento para a empresa, em manter as restrições de contato social em salas de treinamentos, por exemplo, utilizar equipamentos ou manter a higienização do posto de trabalho. Outros podem apresentar percepções organizacionais negativas, como insatisfação associada a sensação de um baixo suporte organizacional, além de outros fatores, como estresse e humor deprimido.
Os planos e estratégias devem buscar identificar e antecipar as circunstâncias individuais que afetarão as atitudes e o comportamento. Devem levar em consideração aspectos específicos do setor e da ocupação, tais como fatores físicos, psicológicos e sociais de cada ambiente de trabalho (Shaw et al, 2020).
O diálogo pode ser uma boa prática para a percepção precoce e mitigação de dúvidas da força de trabalho sobre saúde, produtividade, necessidade de adequar horários, cumprir procedimentos, manter o ambiente higienizado e livre de contaminações.
É notado que as empresas proativas adotam protocolos para atender as recomendações em saúde e segurança e prevenção da COVID-19. Além disso, o espírito de cooperação e a comunicação clara e periódica praticadas geram uma relação de confiança, cuidado e boa vontade com os trabalhadores. Essas empresas têm obtido sucesso na gestão de afastamentos e manutenção da produtividade.
Enfim, para que a permanência e retorno ao trabalho sejam bem-sucedidos durante a pandemia da COVID-19 novas práticas precisam ser implementadas. As empresas devem contemplar necessidades individuais, apoiar os trabalhadores com menos vantagem socioeconômicas e compreender o cenário atual de estresse e ruptura social experimentados em todos os níveis da nossa sociedade.
[1] Organização Mundial da Saúde, Ministério e Secretarias de Saúde e Ministério do Emprego.
Autores:
Ana Cássia Baião de Miranda
Fisioterapeuta | Consultor credenciado do Centro de Inovação do SESI em Prevenção da Incapacidade | Professora da Escola SESI de Gestão em SST
Dra. Lívia Maria Aragão de Almeida Lacerda
Coordenadora do Centro de Inovação em Prevenção de Incapacidade do Serviço Social da Indústria (SESI) | Professora da Escola SESI de Gestão em SST | Médica | Epidemiologista | Mestre em Planejamento e Gestão da Saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBa.
Dr. Newton A. Novis Figueiredo
Médico do trabalho | Consultor credenciado do Centro de Inovação do SESI em Prevenção da Incapacidade | Professor da Escola SESI de Gestão em SST
Icleia Santos Dorea Soares
Psicóloga e mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho (UFBA | Consultor credenciado do Centro de Inovação do SESI em Prevenção da Incapacidade). | Professora da Escola SESI de Gestão em SST
Referências:
Guia Prático de Gestão em Saúde no Trabalho, Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e Secretaria de Gestão de Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde (SGETS/MS) - 20/7/2020. https://www.anamt.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/07/Guia-Pra%CC%81tico-de-Gesta%CC%83o-em-Sau%CC%81de-no-Trabalho-para-COVID-19_20-07-20.pdf
Guidelines for workplaces to support returning to work, Finnish Institute of Occupational Health - 18/05/2020, updated 07/08/2020. https://www.ttl.fi/en/guidelines-for-workplaces-to-support-returning-to-work/
Opening the Workplace After COVID-19: What Lessons Can be Learned from Return-to-Work Research?, Shaw, William S; Main, Chris J; Findley, Patricia A; Collie, Alex; Kristman, Vicki L; et al.Journal of Occupational Rehabilitation; New York Vol. 30, Ed. 3, (Sep 2020): 299-302. DOI:10.1007/s10926-020-09908-9 - Published online: 19/06/2020
Outras publicações
-
31/03/2025 - Gestão em SST -
Capacitação Contínua em Segurança do Trabalho: A Excelência da Escola SESI de Gestão em SST
Ao investir na capacitação contínua dos trabalhadores em segurança do trabalho, as empresas não apenas cumprem as exigências legais, mas também demonstram um compromisso genuíno com o bem-estar de seus trabalhadores.
-
18/02/2025 - Saúde e bem estar -
Exercícios Respiratórios: Compreendendo a Importância para a Saúde Pós-COVID
Aprenda exercícios respiratórios e fortaleça sua saúde! Palestra online GRATUITA sobre técnicas para melhorar a capacidade pulmonar e reduzir a ansiedade. Inscreva-se!
-
04/02/2025 - Gestão em SST -
Ergonomia em Serviços Administrativos: Um Caminho para Saúde, Segurança e Produtividade no Trabalho
Melhorar sua saúde no trabalho nunca foi tão fácil! Inscreva-se no curso gratuito de Ergonomia em Serviços Administrativos da Escola SESI. 100% online, com certificado e dicas práticas para postura, redução de estresse e prevenção de LER/DORT.
-
28/01/2025 - Gestão em SST -
LER/DORT: A Prevenção como Estratégia para o Bem-estar na Indústria
Saiba como a gestão em SST e medidas ergonômicas são essenciais para prevenir lesões ocupacionais na indústria, protegendo a saúde dos trabalhadores e aumentando a produtividade.
-
14/01/2025 - Saúde e bem estar -
Riscos Ergonômicos no Ambiente de Trabalho: Um Guia Completo para Proteção e Prevenção
A ergonomia é uma ciência multidisciplinar que estuda a relação entre o ser humano e seu ambiente de trabalho, visando otimizar o bem-estar e, simultaneamente, a eficiência dos sistemas produtivos.
-
07/01/2025 - Saúde e bem estar -
Janeiro Branco e Resiliência: Construindo uma Mente Mais Forte em 2025
O Janeiro Branco de 2025 nos convida a refletir sobre saúde mental e resiliência, destacando a importância de desenvolver nossa capacidade de adaptação e crescimento emocional em um mundo cada vez mais desafiador.